quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pesquisa de Satisfação
É incrível como as empresas primeiramente não aceitam críticas e depois, mesmo que a fazem, manipulam e invertem opiniões as encarando com arrogância.
Algumas dicas:
1º Estimulem os clientes a preenchê-las;
2º Coloquem campo para os mesmos se identificarem;
3º Notas de 1 a 5 para cada área da empresa como, atendimento, mercadoria, preços, qualidade, embalagem, instalações entre outras;
4º Deem liberdade para preencherem campos abertos para críticas, elogios, sugestões.
Após criarem este trabalho vem o mais importante, Elas DEVEM ser Lidas, por incrível que pareça, muitas vezes as mesmas não são devidamente lidas e planificadas para serem aproveitadas, seus clientes estão prestando uma consultoria gratuita, aproveitem estas informações.
Quando as mesmas foram identificadas, procurem agradecer mesmo sendo críticas severas e, se possível, adiantar quais atitudes serão tomadas, mas antecipo que, o simples fato de tomarem esta atitude, já é uma pró atividade que será reconhecida por este que, quando se dispõe a escrever, tem o desejo, tem um elo com seu estabelecimento que não quer desfazer, o que acontecerá se não tomar conhecimento de suas observações e opiniões.
Outro ponto importante é estudar como melhorar continuamente cada ponto, poderão dar atenção especial aos pontos falhos, explorar ainda mais os positivos e criar um programa continuo de melhoria.
Não é o momento de apontar culpados, acusar um ou outro, mas unir todos em reuniões para discutir as possibilidade, de mudanças, do que deu certo e o que não deu certo, os pontos positivos e negativos, as ocorrências da semana e assim, não deixar máculas neste processo de melhoria.
Quando falo de processo de melhoria, tem que ser amplo, desde atingir os resultados mas também quanto ao ambiente interno, qualidade nos relacionamentos, nas rotinas entre outras.
Amanhã trago novas dicas.

2 comentários:

  1. marcelo lotito siufi3 de outubro de 2012 às 12:10

    Temos que conseguir fazer mais que o minimo necessário, temos que surpreender o cliente.
    Aquele algo mais...... sabe comer uma empada e perceber q a azeitona não tem caroço.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Marcelo. Grato pela participação.
    Seu depoimento é muito importante para mim, pois você além de irmão, companheiro de tanas jornadas, quantos dias das Mães, Pais, Natais trabalhávamos juntos, com alegria, amor, responsabilidade, dedicação. Aniversário de 25 anos, desfiles de moda, lançamento de coleções, Concurso de Vitrinas que sempre participávamos em nome do bem comum, do sucesso e principalmente do crescimento e continuidade. Como todos sabem, nós, da Majestosa, tivemos 3 gerações de clientes que até hoje reencontro e todos tem grandes lembranças e momentos especiais vividos e compartilhados conosco, este vínculo que não se quebra pois foi construído com valores rígidos e verdadeiros.
    O Segredo, um deles, simplesmente respeitar e encantar o clientes.
    Mais uma vez te agradeço. Forte abraço.

    ResponderExcluir