segunda-feira, 1 de abril de 2013

Treinar, será que ajuda?

Sempre me perguntam se treinamento é algo válido ou se funciona.

Com certeza treinamento é muito positivo, até para você fazer uma alto avaliação. Pode até pensar, já ouvi tudo isso, ou, tudo de novo. Por um lado, ótimo, mas eu, sinceramente, acredito ser muito importante relembrar conceitos, práticas, pois, com isso, teremos uma nova motivação.

Antes de iniciar qualquer trabalho gostaria que fizessem 3 perguntas a vocês mesmos:

1) Você está satisfeito com seu "status quo"?
2) O que você precisa mudar para caminhar em direção ao que almeja?
3) Que fobias precisa superar? Você teme as mudanças? Você teme o fracasso?

Na primeira, se você está muito satisfeito com suas condições e posicionamento atual, não que mudar nada, realmente, não deve perder tempo com treinamento, pois está convencido que atingiu seu ponto ideal porém, acredito que ou está crescendo ou diminuindo, ninguém estaciona. Pode atrapalhar um pouco a equipe, para, manter tudo inalterado mas sempre haverá um momento que o fluxo deverá seguir livremente e a concorrência cresce muito rápido seja de outros profissionais seja de outras empresas mais eficientes.

Muitas vezes, não enxergamos qual caminho tomar principalmente por não conhecermos o nosso destino.
Sabendo qual será este ponto que desejamos chegar, temos que traçar as rotas. São muitas e todas necessitaram trabalho, planejamento, disciplina. Uma coisa que nunca podemos esquecer, que tudo tem um preço, pode ser uma hora a mais de trabalho, manter em posições que no momento não são ideais mais são obstáculos necessários, recomeçar, abrir mão de algumas pequenas vitórias para mirar na maior vitória. Enfim, você quer começar esta caminhada?

É natural do ser humano procurar uma zona de conforto, e, qualquer alteração nisso, será um grande incomodo, para muitos, até fobias. Um outro ponto, é a auto sabotagem, desculpas para não enfrentarmos pontos de mudanças necessários. Com disciplina, bom planejamento realista, estes pontos fracos vão ficando para traz.
Ontem mesmo, estive com um amigo dono de uma loja de chocolates, ele comentou que foi a primeira Páscoa que atingiu as metas da Franqueadora, foram 3 anos amargurando prejuízos, lucro zero mas, estava preparado, aguentou, já está com 3 lojas e planejando a quarta. Não tem mais sustos, sabe  que não pode almejar ficar milionário com esta loja.
O lucro da Páscoa sabe que terá que dividir por 12 meses, pois terá muitos meses negativo mas terá um ano positivo.
Tem plena consciência que é um trabalho e pode ter resultados positivos, mas, para isso, com certeza terá muito trabalho.
Encarou insegurança, medo, riscos, perder suas reservas para abir este negócio e agora obtém os frutos que deverá trabalhar muito para manter.

Voltando, precisamos o tempo todo estar aberto a treinamentos, informações, relacionamentos, hoje tão em moda as redes sociais virtuais, entre outras ações. Precisamos investir tempo, dinheiro em nós e em nossos negócios.

Participem, em breve daremos uma palestra em Valinhos, participem.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário