segunda-feira, 1 de abril de 2013
As 5 linguagens do Amor
"As Cinco Linguagens do Amor" Livro do Dr. Gary Chapmam grande dica de leitura para melhorar seus relacionamentos e aproveito aqui para mencioná-las para aplicarem de forma positiva em seu trabalho.
O autor , aconselhando por mais de 30 anos diversas famílias, ficou convencido que existem 5 linguagens essenciais.
Cada pessoa assimila de uma forma o Amor, não adianta fazer uma declaração em um dialeto indiano a um Alemão.
Um passo importantíssimo para conquistar seu cliente é aplicar estas linguagens na medida certa, só digo uma coisa, muito cuidado, pois poderá haver grande confusão e o efeito ser contrário, o cliente poderá entender mal sua ação que tem que ser extremamente natural, espontânea, educada, verdadeira e respeitosa.
1ª) Palavras de afirmação;
2ª) Qualidade de Tempo;
3ª) Presentes;
4ª) Gestos de Serviços;
5ª) Toque Físico.
Palavras de afirmação, reconheça, elogie, dê o apoio necessário, a palavra certa na hora certa tem grande poder, quantas vezes vemos casais brigando onde um diz, você nunca me apoio, nunca acreditou em mim... quando na verdade, são apenas falhas de comunicação.
Qualidade de Tempo, dedique-se integralmente ao seu atendimento, foque, deixe perceber ou sentir que está lá apenas para o receber, levante-se e o acompanhe em todo processo, não fique rindo de uma piada que seu colega contou do outro lado, olhando para o relógio, batendo o pé no chão dando a entender que, não tem tempo a perder para se decidir logo entre outros gestos que podem parecer até falta de educação.
Presentes, o importante não é o valor mas o significado. Dê um brinde, sirva um café expresso, uma flôr. Outro dia, achei genial uma loja que a cliente disse:
- Não precisa ser o pacote para presente, é para mim mesmo.
O vendedor respondeu:
- Para nós, é o pacote mais importante, por isso caprichamos ainda mais sabendo que é para você.
Ganhou o cliente para sempre.
Gestos de Serviços, saiba abordar o cliente, o acompanhar, se puder lhe oferecer uma cadeira, deixá-lo confortável, novamente, servir uma água, café, de preferência você mesmo preparar junto ao cliente. Acompanhar até próximo ao provador, cuidado com a invasão, nunca fale mentira, tipo, Ficou ótimo, quando claramente não serviu ou não combina com a pessoa. Ainda nos gestos, acompanhar os pacotes, carregar até a porta do estabelecimento e se possível até o veículo entre outros pequenas delicadezas que fazem toda diferença.
Toque Físico, este é muito polêmico e perigoso. Antigamente era quase proibido encostar no cliente, hoje mudou bastante, mas mesmo assim deve haver grandes cuidados. Existem momentos que permitem como receber, dar a mão, beijar, abraçar. CUIDADO. Quando se cria uma intimidade, uma relação de confiança, e conquista esta liberdade, acho muito bom, pois a relação transcende um simples atendimento e se torna um consultor, não só do seu segmento como moda, tecnologia mas até sentimental, é comum clientes irem a "compraterapia", aquele momento em seu estabelecimento é muito mais que uma compra objetiva, e sim uma experiência. Todos querem viver boas experiências, segmento que está sendo amplamente estudado por exemplo, Viajar, pode ser uma procura de aventura, relaxamento, diversão, e não somente um destino como era tratado. Alguns não querem passar por aeroportos, outros reclamam dos portos, viagens internacionais entre outros experiências muitas vezes negativas devido a problemas de atrasos, lotação, estacionamentos, segurança e etc.
Enfim, utiliza de forma correta estas linguagens e terão resultados muito positivos.
Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário