Mais um ano chega ao fim!
Ufa!
Passado o Natal, temos 2 momentos importantes:
1º Trocas de mercadorias;
Vejo muitas equipes reclamando, afinal, vivem de comissões e "são pequenas as vendas, porém, podem ser grandes as conquistas".
Quem está disposto a ir ao estabelecimento, quer realmente conhecer os seus produtos, realmente gostou, mas, ou não serviu ou a cor ou modelo específico não agradaram, porém, conhecerá toda linha e o mais importante, você pode conquistar este novo Cliente e o fidelizar. Aconteceu comigo, não vou citar o estabelecimento mas, fui tão bem recebido e atendido que virei cliente do estabelecimento e deste vendedor que com certeza, transcendeu sua atividade, inclusive, se destacou tanto que era contratado para o Natal de 2011 e foi efetivado, que era um de seus objetivos.
2º Balanço;
Não falo apenas do balanço tradicional mas do balanço global, como está o atendimento, foi dentro do proposto? Os valores, missões, objetivos foram respeitados? O modelo de negócio está alinhado? A logística está positiva? Cada membro da equipe, como está se sentindo ao final deste processo de vendas e stress de final de ano?
Quantos novos clientes foram conquistados? Quantos novos cadastros? Como vou lidar com estas informações?
Como foi o desempenho comparando com mercado e com concorrência?
Após, calmamente compreendermos o que aconteceu neste final de ano, deve se traças objetivamente posso passos e, erros e acertos para o próximo ano. Acredito ser interessante pedir que todos façam esta reflexão, sugira, motive a todos enviarem suas analises e percepções.
Deve ser formalizado, criar um relatório com breve histórico, desempenho da equipe, desempenho das linhas de produtos, já fizemos até cálculo de lucro por metro quadrado de mercadoria, ou seja, existem mercadorias de grande porte, mas a margem é pequena e pequenos produtos, que foram valorizados pois a margem é melhor, e, facilmente é acomodado no estabelecimento.
Qual produto agrada mais no final de ano? Quais são os melhores presentes?
Velocidade de atendimento, ou seja, da entrada no estabelecimento, ao pagamento e empacotamento até acompanhar o mesmo até a porta, quanto tempo levou? Já vi desgastes pela ineficiência nestas etapas que deveriam ser simples.
Quais foram os pontos positivos e negativos, criar uma escala. É muito comum, queixa por falta de funcionário, tempo de empacotamento, rodízio para refeições, mercadorias, numerações, estoque, reposição entre outras.
Pontos positivos, desde estratégias como dicas de presente, acessórios enfim, cada segmento tem algum segredo como, instalar aplicativos no computador, quem compra um terno, oferecer uma gravata, já vi computadores personalizados, pacotes especiais, transporte dos clientes, entrega de mercadoria pois é comum perder-se venda simplesmente porque o comprador não tem como levar a mesma. Deve haver cálculo e prazos para entrega entre outros.
Enfim, vamos nos preparar para o descanso merecido.
Forte abraço a todos amigos do Varejo, desejo a todos uma Linda Noite de Ano Novo para brindar o ano que se inicia de forma positiva, reenergizadora para entramos no ano com força total.
Que 2013 possamos concretizar nossos sonhos.
Forte abraço a todos.

gostei muito do seu blog obrigado por comentar o meu blog
ResponderExcluir