quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Produtividade


PRODUTIVIDADE

Sendo Curto e grosso, “produtividade é fazer o que deve ser feito”.
Vamos acrescentar Eficiência e assim “Fazer bem feito o que deve ser feito”.

Para isso precisamos das ferramentas certas que muitos, as vezes acabam exagerando.

Primeira Ferramenta e a mais importante é a capacitação, bom treinamento e constantes atualizações.
Sistema prático onde será fácil fazer os lançamentos, baixas, controles desobrigando a equipe perder horas com estas ferramentas. Relatórios eficientes, pois eles fornecerão as informações para promoções, descontos consultas no estoque sem fazer o cliente ficar esperando.

Tem empresas que tem relatórios de horário, relatório de vendas, relatório de atividades, relatório de resultados enfim, ferramentas devem servir apenas como uma ajuda ou como facilitadora. Num mundo cada vez mais informatizado, conseguir automatizar algumas das tarefas faz com que poupemos alguns minutos preciosos.
Mas por favor, simplifique!  Darei nos próximos posts mais ferramentas, mas a verdade é que se quiser ser efetivo naquilo que está fazendo, irá usar um pequeno número delas.

Veja alguns dos dez principais MITOS sobre a produtividade:

1. Quanto maior o número de ferramentas melhor: Bem pelo contrário. Ferramentas a mais, levam a que perca mais tempo do que ganharia se não as utilizasse. Um trabalhador organizado apenas com um pequeno caderno é a melhor que pode existir. Nos tempos de hoje sabemos que ter apenas uma pequena agenda para se organizar é difícil, mas tente simplificar os processos ao máximo.

2. A produtividade tem os limites que eu quiser: Tenha cuidado com essa ideia. Todos nós somos seres humanos e ninguém consegue trabalhar 24 horas por dia, por mais que tenha vontade disso. Não há um limite fixo de horas que alguém pode trabalhar, mas a partir do momento que isso começar a interferir na sua vida fora do trabalho e resultados, algo está errado.
3. Produtividade significa mais dinheiro: Se o seu objetivo for somente este, talvez consiga um pouco mais. Mas a vontade de ter melhores rendimentos nunca levou ninguém a passar de uma pessoa pouco produtiva para o “rei” das tarefas realizadas. Quando quiser melhorar a sua produtividade, pense bem nas suas motivações.
4. Quem planeja muito é mais produtivo: Mentira. Muitos planejam e depois não via as tarefas serem finalizadas. O planejamento deve ser algo que não tome mais do que cinco minutos do seu dia. Depois disso, parta para a ação e deixe os planejamentos mais prolongados para os fins-de-semana ou períodos de férias.
5. Os sistemas devem ser rígidos: Errado. Bem pelo contrário. Todas as técnicas que lhe vou trabalhar com vocês são, principalmente, quanto ao comportamento humano por isso, não é exata, necessitam de ser seguidas quanto aos valores, mas deve ser adaptada a cada cliente. Se você é mais produtivo se a alterar, porque não poderá fazê-lo? Adapte-as à sua realidade e faça mais tarefas em menos tempo, assim, poderá criar ainda novos possibilidades. Assim, nasce os treinamentos, a soma de conhecimentos que é passada aos próximos, facilitando o processo de aprendizagem, dispensando errar novamente ou fazermos novos experimentos.
6. Produtividade significa mais trabalho: Não necessariamente. Se você for mais produtivo, com certeza ficará com mais tempo disponível. O que você for fazer com ele, aí já será uma opção sua. É incrível como pessoas desocupadas não tem tempo para nada enquanto os produtivos conseguem sempre mais.
7. Com melhor produtividade, a criatividade perde-se: Isso apenas acontece ao início. É bem normal que nas primeiras semanas que estiver a tentar melhorar a sua produtividade, a imaginação fique um pouco afetada, visto que perde liberdade de raciocínio. Mas como o homem é um animal de hábitos, com o tempo conseguirá voltar aos níveis anteriores de criatividade.
8. Irei trabalhar constantemente sob stress: É também outra das sensações iniciais. No fundo, colocar prazos e horas para terminar as

tarefas provoca mais stress ao início, mas que é facilmente aliviado ao mesmo tempo que vê as suas tarefas concluídas. O tempo deve ser de Farol para sua organização pessoal.
9. É chato ser produtivo: Bem pelo contrário! Existe algo mais motivador do que ver as tarefas concluídas e ficar com mais tempo para si?
10. Eu não nasci para ser produtivo: A produtividade não é algo que vem nos genes? Ser produtivo é um hábito que se adquire ao longo da vida. É claro que existem pessoas que parecem ter nascido mais organizadas do que outras, mas a verdade é que isso é o resultado dos primeiros hábitos enquanto criança ou adolescente. A produtividade é facilmente treinável e o mais importante, cada pessoa tem seu talento, quando encontrar o seu, com certeza será produtivo.

Quero tirar da sua cabeça algumas ideias completamente erradas relativas à produtividade.
Mas afinal de contas, como se melhora a produtividade? A maneira mais fácil é começar por algumas técnicas que o ajudarão, principalmente para aqueles que não têm noção nenhuma do que é ser produtivo.

Como o passar do tempo, verá que irá começar a adaptar as técnicas à sua realidade.
No fundo, elas ajudam-no a ter noção de algumas bases da produtividade que foram esquecidas ao longo do tempo. Vou passar-lhe nos próximos “posts” algumas técnicas, que poderão ajuda-lo a organizar melhor o seu dia-a-dia.

Tenha certeza que os treinamentos têm por objetivo principal os resultados, e, para chegar a estes, pensamos em todos os aspectos que envolvem a equipe e, principalmente, respeitando a individualidade, somente assim, teremos grandes equipes.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário